Artigo - Como a gestão estratégica dos canais de Comunicação Interna contribui para a eficiência do negócio? - DARANA RP

Artigo – Como a gestão estratégica dos canais de Comunicação Interna contribui para a eficiência do negócio?

As mudanças nos ambientes organizacionais estão cada vez mais rápidas e dinâmicas. Atualmente, percebe-se que o cenário está mais fluido, onde as pessoas estão com um olhar mais crítico sobre o que acontece nas empresas e os líderes mais engajados com o desenvolvimento de suas equipes.

Diante disso, tem-se a necessidade de compreender como gerir da maneira mais efetiva possível os canais de Comunicação Interna das organizações e como engajar o público interno com as ações corporativas. Para isso acontecer, o primeiro passo é conhecer quem é o seu público interno, entender o perfil dos colaboradores e só então, montar um planejamento em busca de resultados efetivos para a empresa.

É necessário compreender que existe uma diversidade geracional muito grande nas empresas atualmente. Inúmeras gerações, entre elas a X (1965-1980), Y (1980-1995) e Z (1996-2010) coexistem nos ambientes corporativos e a liderança precisa descobrir como desenvolver ações que gerem o engajamento desses diferentes públicos. 

Cada geração tem um modo distinto de aprender, de modelo de trabalho e de formas de comunicação. A geração X cresceu na era do impresso, já a Y e a Z experimentaram o mundo digital desde cedo. Isso significa que a diferença é um empecilho? Muito pelo contrário! É possível e totalmente necessário que assim como os meios de comunicação se convergem na imprensa, isso aconteça também dentro das organizações.

A forma de se comunicar mudou e os canais internos precisam acompanhar essa transformação. É importante entender quais veículos são fundamentais para que a comunicação interna aconteça estrategicamente. Hoje em dia, existem diversas ferramentas como Slack, Discord, Blogs e Redes Sociais Corporativas que dominam o ambiente da comunicação interna digital das empresas. Essas opções tecnológicas também podem convergir com algumas mais tradicionais, como Mural e Jornal Institucional, por exemplo.

Existem colaboradores que preferem um meio digital, mas outros ainda gostam de veículos mais tradicionais. E dependendo do tipo de trabalho que a pessoa exerça na empresa, ela pode não ter acesso ao digital no seu dia a dia. Então, é necessário pensar em todos os cenários internos e agregar todas as pessoas nesse processo comunicativo.

E como a gestão da comunicação interna auxilia na eficiência do negócio?

A escritora Analisa de Medeiros Brum, especialista em Endomarketing no Brasil, aborda em seu livro “Endomarketing Estratégico”, como é importante que toda a comunicação da missão da empresa aconteça primeiro internamente. Segundo Analisa, o endomarketing, que é um marketing direcionado para o público interno, também existe para que o colaborador seja o primeiro consumidor do produto da empresa.

Se a comunicação interna consegue engajar seus colaboradores, fazer com que todas as pessoas da organização abracem o propósito, essas pessoas podem se tornar suas primeiras consumidoras e porta-vozes dos serviços oferecidos pela organização. Então, é fundamental que o público interno tenha acesso a um processo comunicativo efetivo e ações de qualidade, que tenham o objetivo de envolver e desenvolver cada um naquele ambiente.

Na Darana RP, usamos essa metodologia para uma comunicação mais estratégica com multi públicos. Aqui, atuamos com a aplicação do diagnóstico e o planejamento visando uma comunicação 360º, e executamos todas as etapas da estratégia, desde a concepção até o desenvolvimento das ações. No trabalho de diagnóstico de comunicação interna, fazemos uma análise de cenário através de ferramentas para conhecer o cliente e seu público, e entender como podemos transformar a comunicação de dentro para fora. A partir disso, desenvolvemos uma estratégia customizada para cada cliente e começamos a transformar a cultura da comunicação .  

Por Amanda Lobo, relações públicas e especialista em comunicação e marketing.  Amanda atua como Analista de Comunicação na área de Campanhas para Multi Públicos da Darana RP.

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